Projecto Artémis® - Forum


Participe do fórum, é rápido e fácil

Projecto Artémis® - Forum
Projecto Artémis® - Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Processo Emocional durante a Perda Gestacional

Ir para baixo

Processo Emocional durante a Perda Gestacional Empty Processo Emocional durante a Perda Gestacional

Mensagem  Projecto Artémis Sáb Ago 28, 2021 11:54 pm

"Muito antes do nascimento, existe uma forte união, a mãe sente o seu filho como fazendo parte de si e partilhando consigo uma história recheada de experiências e momentos únicos, vividos a um nível íntimo e exclusivo. O pai por sua vez experiência esta ligação de uma forma externa, mas intensamente cheia de amor e expectativas.
A ligação afectiva é fortalecida ao longo da gravidez em particular a partir do segundo trimestre, altura em que os movimentos fetais começam a ser percebidos.
Por vezes a gravidez não corre bem e surge um aborto espontâneo. A impossibilidade de conhecer um bebé que se amou muito pode ser um evento extremamente complicado para a mãe, pai e a família. Quando ocorre a perda de um bebé, surge um período de dor e sofrimento que mãe e pai irão procurar ultrapassar. A perda de um filho é um processo de traumático ligado á perda de um objecto de amor.
Enfrentar e ultrapassar uma perda gestacional é uma tarefa que coloca em causa o equilíbrio psicossomático da mulher e muitas vezes também do homem. A maioria das mulheres que sofre uma perda gestacional consegue ultrapassar a perda, sem sofrer de perturbações psicológicas associadas. Mas esta perda pode ser bastante traumatizante, gerando perturbações psicológicas como a depressão e a ansiedade.
As mulheres que sofreram uma perda gestacional são consideradas um grupo de risco e devem ser acompanhadas se existirem indícios de sequelas psicológicas dessa perda. Os pais tendem a trabalhar as suas emoções mais silenciosamente, contudo é necessário também estarmos atentos. Alguns dos sintomas apresentados anteriormente são normais no período inicial e fazem parte do processo natural de luto. No entanto, alguns destes sintomas permanecem durante muito tempo, afetando ou comprometendo o regresso à vida normal. Algumas mulheres sentem que jamais poderão ultrapassar a perda."

               Processo Emocional durante a Perda Gestacional 22135710



Sandra Cunha
Psicóloga A-PA

Se precisar de ajuda contacte-nos
📲 937413626
📧 associacaoprojectoartemis@gmail.com
Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Associação Projecto Artémis®
Projecto Artémis
Projecto Artémis
Admin
Admin

Número de Mensagens : 594
Localização : Portugal
Data de inscrição : 08/12/2007
Reputação : 17
Pontos : 6704

https://www.facebook.com/associacaoartemis

Joana Leal gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos