Projecto Artémis® - Forum


Participe do fórum, é rápido e fácil

Projecto Artémis® - Forum
Projecto Artémis® - Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Notícia na Lusa

2 participantes

Ir para baixo

Notícia na Lusa Empty Notícia na Lusa

Mensagem  Projecto Artémis Seg Jun 15, 2009 10:27 am

"O número de Interrupções Voluntárias da Gravidez (IVG) aumentou em Portugal desde o início do ano, um crescimento que pode estar associado à crise económica e aos receios do seu impacto no aumento da família, segundo responsáveis clínicos.
Só no Hospital Amadora-Sintra, que serve 700 mil habitantes, dos quais uma significativa parte tem dificuldades sócio-económicas, os abortos aumentaram cerca de 23 por cento, enquanto os nascimentos estão a diminuir. O presidente do conselho de administração do Amadora Sintra, Artur Vaz, disse à Lusa que nos primeiros quatro meses deste ano foram realizadas 663 IVG através desta instituição.
Há um aborto a cada 27 segundos.
As IVG que são solicitadas ao Hospital Amadora-Sintra são encaminhadas para clínicas privadas, embora pagas pelo hospital, uma vez que os médicos desta unidade de saúde são quase todos objectores de consciência. «Cenários de instabilidade económica» Segundo Artur Vaz, em relação ao mesmo período do ano passado registou-se um aumento de 23 por cento de IVG, ao mesmo tempo que se regista uma diminuição de partos, que se situa actualmente nos mil nascimentos.
O administrador não hesita em atribuir este aumento à crise e aos «receios de assumir uma gravidez não planeada» perante «cenários de instabilidade económica». A mesma interpretação é feita pelo director executivo da Associação para o Planeamento da Família (APF), Duarte Vilar, para quem «há mais IVG em altura de crise». «Tem de se entender que as questões da maternidade e paternidade e a possibilidade de um novo filho são questões muito delicadas para a maior parte dos casais», afirmou à Lusa. Em alturas de crise, adiantou, «essa exigência é agravada com factores como o desemprego, baixa do rendimento familiar, instabilidade profissional e precariedade laborar». Controlo mais forte da natalidade Duarte Vilar ressalva, contudo, que este aumento da IVG não significa que as pessoas estejam a substituir a contracepção pelo aborto, mas antes que está a existir um controlo mais forte da natalidade.
A corroborar este aumento está a Clínica dos Arcos, onde são realizados milhares de IVG encaminhadas pelos hospitais públicos, como o Amadora-Sintra. A directora desta instituição revelou à Lusa que, entre Janeiro e Maio deste ano foram realizadas 2.647 IVG, das quais 1.974 encaminhados por hospitais públicos. Em relação a 2008, esta clínica registou um aumento de 24 por cento de abortos. Também na Maternidade Alfredo da Costa (MAC), a maior do país, as IVG têm aumentado, embora a um ritmo menos acelerado. O director da instituição, Jorge Branco, revelou à Lusa que, nos primeiros quatro meses deste ano, a maternidade efectuou 615 IVG, mais 35 do que no período homólogo de 2008. Ao nível dos partos, esta instituição registou uma diminuição de 170 nascimentos."
Projecto Artémis
Projecto Artémis
Admin
Admin

Número de Mensagens : 594
Localização : Portugal
Data de inscrição : 08/12/2007
Reputação : 17
Pontos : 6716

https://www.facebook.com/associacaoartemis

Ir para o topo Ir para baixo

Notícia na Lusa Empty Re: Notícia na Lusa

Mensagem  Manuela Pontes Seg Jun 15, 2009 10:33 am

Não consigo ficar indiferente a esta notícia, não ao facto de existirem as IVG's, cuja minha posição nem é a favor, nem contra; é face ao disparate que o administrador do hospital afirma!!!!
Atribui-se este aumento à crise económica do país????????

E não aproveita estes valores para alertar a uma maior mobilização de prevenção!!! É da crise?
É por isto que o nosso sistema de saúde não envereda por caminhos mais sensatos e equilibrados, as próprias administrações executam o seu papel por formas absurdas.
Enfim ...

Manuela Pontes
Artemisa Platina
Artemisa Platina

Feminino
Número de Mensagens : 2254
Idade : 53
Localização : Braga
Emprego/lazer : Professora/Escritora
Data de inscrição : 08/12/2007
Reputação : 22
Pontos : 6624

http://www.pactodesilencio.zip.net

Ir para o topo Ir para baixo

Notícia na Lusa Empty Re: Notícia na Lusa

Mensagem  Convidado Seg Jun 15, 2009 11:04 am

Olá!

Pois é Manu, a caminho do trabalho ouvia essa notícia... Tive a mesma reacção. Fiquei estupefacta!
Há cerca de 2 meses, atribuíam o aumento do nº de obesos à proliferação da crise. Na altura, referiam-se a um estudo que dizia que estava a aumentar a compra de enlatados e produtos de elevado valor calórico, pois eram os mais baratos e, consequentemente, aumentavam os valores da obesidade. Pois, claro!
Agora atribuem o aumento das IVG´s à crise... Ora pois!
Sinceramente, isto nem merece comentários e, estou em crer que, uma vez mais, o mal jornalismo faz-se porque se retiram frases isoladas do seu contexto e depois dá no que dá!
Enfim....

Beijinhos

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Notícia na Lusa Empty Re: Notícia na Lusa

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos