Projecto Artémis ® - Forum

Pedido de colaboração em estudo sobre perdas gestacionais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pedido de colaboração em estudo sobre perdas gestacionais

Mensagem  Convidado em Qua Mar 05, 2008 1:50 pm

Boa tarde a todas (os) as(os) participantes.
O meu nome é Ana Fonseca, sou aluna de Mestrado da Faculdade de psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e estou neste momento a estagiar na Unidade de Intervenção Psicológica da Maternidade Daniel de Matos de Coimbra. Nesta Maternidade, tem-se tentado desenvolver um trabalho sistemático na intervenção e no acompanhamento psicológico de senhoras e famílias que passam por um situação tão difícil como é uma perda gestacional ou neonatal.

No contexto do trabalho de Mestrado, propus-me avaliar os beneficios do acompanhamento psicológico (tal como é prestado na Materindade Daniel de Matos) nestas situações, sendo o nosso principal objectivo verificar que aspectos do acompanhamento psicológico são mais adequados e que aspectos devem ser restruturados.

Para que as conclusões do estudo se revistam de maior validade, seria importante comparar os resultados com senhoras que não tiveram um acompanhamento psicológico estruturado subsequente à perda.

Neste sentido, vinha solicitar a colaboração de todas as senhoras que:
- tenham tido uma ou mais perdas acima das 20 semanas de gestação;
- e não tenham tido acompanhamento psicológico estruturado subsequente à perda.

A colaboração consistiria no preenchimento, anónimo e confidencial, de uma ficha de dados e de três questionários. Se desejarem colaborar, o que agradecia, basta enviarem um e-mail para
estudo.perdas@gmail.com

Quando receber o e-mail, reenvio-vos os questionários, em ficheiro Word. Agradeço que posteriormente preencham os questionários, salvem o documento Word e os reenviem para o mesmo e-mail.

Saliento novamente que todos os dados serão tratados apenas de forma global e conjunta, pelo que é garantida a total confidencialidade dos dados a que tivermos acesso.

A vossa colaboração será muito importante, e poderá ajudar-nos a melhorar a qualidade e estrutura da intervenção psicológica disponibilizada.
Com os resultados desta investigação, pretendemos avaliar a utilidade e a forma mais adequada de proporcionar às pessoas o acompanhamento psicológico em situações de perda gestacional.

Obrigado!
Para qualquer esclarecimento sobre o estudo, podem contactar-me para o mesmo e-mail.
Ao dispor,

Ana Fonseca

Convidado
Convidado

Re: Pedido de colaboração em estudo sobre perdas gestacionais

Mensagem  Lúcia Marcos em Qua Mar 05, 2008 3:46 pm

Ana,

Terei muito gosto em participar nesse estudo, até de forma activa, se assim o entenderem.

Julgo que me enquadro perfeitamente em todos os requisitos apontados:
=> perda gestacional às 39 semanas, em que a bebe viveu 10 horas (portanto a perda pode ser considerada neonatal);
=> não tive acompanhamento psicológico estruturado;
=> a minha perda foi em 23 de Novembro de 2006, já tenho um filho com quase 4 anos e encontro-me novamente grávida.

Já enviei email com os meus dados pessoais para o endereço de mail indicado.
Espero que consigam cumprir com os V/ objectivos nesta investigação.

"Com os resultados desta investigação, pretendemos avaliar a utilidade e a forma mais adequada de proporcionar às pessoas o acompanhamento psicológico em situações de perda gestacional."

Já agora, quem são os docentes a orientar a tese e qual o prazo indicado para a sua entrega e discussão?

Beijinhos e bom trabalho.
Lúcia Marcos
Artemisa Ouro
Artemisa Ouro

Feminino
Número de Mensagens : 379
Reputação : 0
Pontos : 3690

Ver perfil do usuário

Mensagem  sandra almeida em Qua Mar 05, 2008 3:58 pm

Olá Ana,

Pode contar comigo, terei imenso gosto em poder colaborar em que sentido for.

Perdi a minha filha às 37 semanas e meia, em 06/01/2006 e não tive acompanhamento psicológico estruturado.

Vou então enviar-lhe por mail os meus contactos.

Beijinhos e bom trabalho.
sandra almeida
Artemisa Ouro
Artemisa Ouro

Feminino
Número de Mensagens : 781
Emprego/lazer : Publicidade
Reputação : 1
Pontos : 3823

Ver perfil do usuário http://www.activestresss.blogs.sapo.pt

Mensagem  Convidado em Qua Mar 05, 2008 4:25 pm

Ana, estou disponivel, perdi a minha filha as 20 semanas e 5 dias no dia 24/02/2006, não tive acompanhamento psicológico estruturado.
Vou mandar um email para o seu email.

Beijitos e bom trabalho
Cris

Convidado
Convidado

Mensagem  Convidado em Qua Mar 05, 2008 4:51 pm

Lúcia, Sandra, Cristina,

Muito obrigado pela colaboração.

Neste momento, já vos enviei um e-mail com os questionários.

Embora já tenha respondido por e-mail à Srª Lúcia, penso que é uma informação relevante:

A minha tese de Mestrado está a ser orientada pela Professora Doutora Cristina Canavarro, Professora da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, e Psicóloga Responsável pela Unidade de Intervenção Psicológica da Maternidade Daniel de Matos de Coimbra.

Se tudo correr como espero, a tese será defendida no mês de Julho.

Mais uma vez, obrigado a todas!
Ana

Convidado
Convidado

Mensagem  Lúcia Marcos em Qui Mar 06, 2008 11:30 am

Ana!!!
Julho é já amanhã...!!!! Espero que consigas toda a colaboração de que necessitas...
Mas por favor retira o Srª de trás do meu nome.... Srª é no Céu....
Beijocas e bom trabalho
Lúcia Marcos
Artemisa Ouro
Artemisa Ouro

Feminino
Número de Mensagens : 379
Reputação : 0
Pontos : 3690

Ver perfil do usuário

Mensagem  Convidado em Qui Mar 06, 2008 11:46 am

É verdade Lúcia,

Os timings estão um pouco apertados.
Também espero conseguir a colaboração que necessito...

Obrigado!Smile

Beijinhos

Convidado
Convidado

Mensagem  Convidado em Qui Mar 06, 2008 12:25 pm

Ola Ana,

Eu ajudava mas não me encontro dentro dos requesitos, perdi com 19 semanas e 5 dias, mas tive acompanhamento psicologico aqui na artemis.
Mas espero sinceramente que consiga realizar o seu estudo.
Beijinhos

Paula Braga

Convidado
Convidado

Mensagem  Convidado em Qui Mar 06, 2008 12:42 pm

Bom dia Ana,

Eu tive uma morte fetal, com 38 semanas, em 27 de Agosto de 2007.
Queria apenas dizer que a minha filha nasceu na Maternidade Daniel de Matos e que tive acompanhamento psicológico subsequente. Não poderei colaborar para essa amostragem de que agora necessita, mas estou disponível para contribuir com a minha experiência, nomeadamente relacionamento com a instituição, opinião sobre o trabalho psicológico efectuado, e outros itens que possa considerar pertinentes para a sua tese e trabalho futuro a desenvolver nesta ou em outras maternidades, pois como pode verificar pelas respostas que lhe foram dadas, ainda existem muitas instituições de saúde materna que não fazem o devido acompanhamento psicológico, que é fundamental, para o rápido restabelecimento do equilíbrio emocional da mãe, pai e restante família.

Bjs

Carla

Convidado
Convidado

Mensagem  melinamira em Qui Mar 06, 2008 2:06 pm

Olá Ana,

Tive uma morte fetal às 37,5 semanas e a minha Matilde nasceu, sem vida, na Maternidade Dr Daniel de Matos (fez dia 12 Fevereiro 2 anos).
Tive algum apoio psicológico no pós-parto (apenas), por esse motivo penso que não me enquadro nos seus parametros, no entanto estou disponivel para o que necessitar....
melinamira
Artemisa
Artemisa

Feminino
Número de Mensagens : 185
Humor : Luto diariamente por sorrir
Reputação : 9
Pontos : 3743

Ver perfil do usuário http://www.oceutemumdoce.com

Mensagem  Convidad em Dom Mar 23, 2008 4:17 pm

Ola Ana.
Tal como tu estou a realizar o mestrado em Psicologia, mas na especialidade Forense e Exclusao Social.
A minha tese de mestrado visa estudar as reacções do casal após aborto espontâneo, e visto estares a estagiar na maternidadade e teres contacto directo com casais que passaram por esta realidade, achas que me poderias dar uma ajuda?
Para realizar este estudo necessito de uma amostra de 30 casais que passaram por esta situação, ou seja, que tiveram perda de gravidez nos primeiros três meses de gestação, há pelo menos 1 mês e no máximo há 6 meses.
A cada um dos membros do casal é pedido o preenchimento (anonimo e confidencial) de 1 ficha de dados e 3 questionários com o intuito de avaliar os niveis de depressão, de ansiedade e de sofrimento de cada um.
Achas que me conseguirias colocar em contacto com alguns casais nesta situação?

Deixo te o meu email (bezuza@gmail.com) agradecendo te desde já qualquer ajuda que possas facultar.

Ana Brites

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidado em Dom Mar 23, 2008 5:33 pm

Estudei na Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra e tenho a Prof.ª Doutora Cristina Canavarro na maior das considerações. E porque é que vim aqui escrever isto? Porque nem todas as pessoas estão dispostas a colaborar nos nossos estudos, o que vos torna ainda mais especiais. Acho que a Ana está radiante com a vossa disponibilidade Very Happy
Beijinhos,
Margarida

Convidado
Convidado

Mensagem  Convidado em Ter Mar 25, 2008 4:51 pm

Margarida,

Obrigado!

Realmente estou muito agradecida pela disponibilidade das pessoas que já participaram, e nunca é demais renovar o apelo a que participem - os meus timings estão apertados mas ainda não tenho o número de participantes necessário para o estudo...

Ana, já entrei em contacto contigo (mail) Smile

Beijinhos para todos!

Convidado
Convidado

Mensagem  Manuela Pontes em Ter Mar 25, 2008 10:32 pm

Ana boa noite
Já tentaste entrar em contacto com a Cristina, é responsável pelo voluntariado no Hospital de Sº. Marcos. Coordena a equipa das meninas que contactam com todas as mamãs que vivem a Perda. Poderia ser uma óptima alternativa.

Manuela Pontes
Artemisa Platina
Artemisa Platina

Feminino
Número de Mensagens : 2254
Emprego/lazer : Professora/Escritora
Reputação : 22
Pontos : 4232

Ver perfil do usuário http://www.pactodesilencio.zip.net

Mensagem  Convidado em Qua Mar 26, 2008 11:00 am

Manu,