Projecto Artémis ® - Forum

Relexão pessoal da Estagiária Catia Proença

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Relexão pessoal da Estagiária Catia Proença

Mensagem  psic.artemis em Qui Fev 14, 2008 3:59 pm

Olá meninas

Tal como no estágio anterior, foi solicitado ás estagiarias deste semestre uma reflexão sobre o estágio.
Esta é a da Cátia Proença, que termina o estágio amanhã, dia 15 de Fevereiro.

"Esta experiência foi das mais marcantes que tive ao longo da minha vida, proporcionou- me não so um crescimento a nível pessoal como também a nível profissional.

Ao longo da minha licenciatura fui adquirindo conhecimento que me fez supor capaz de enfrentar os mais diversos desafios ao longo da carreira profissional, contudo infelizmente constatei que a distancia entre o mundo acadêmico e o “mundo real “ é enorme, apenas me encontrava preparada a nível teórico. De facto devo ao estágio muito do que sei hoje sobre o real trabalho de uma psicóloga na área da saúde. Deixei de percepcionar os problemas dos pacientes como “exercícios “ e adquiri a percepção da componente pessoal e emocional que permite distinguir todos os indivíduos, cada pessoa é única e especial como tal devemos trata- lãs segundo este principio fundamental.

Pessoalmente encarava a maternidade de forma serena como sendo um acontecimento unicamente positivo e alcançável por qualquer mulher. Não tinha a noção de tudo o que acarreta uma gravidez e como o sonho se pode tornar num pesadelo, em que muitas vezes nem sequer é possível uma explicação lógica para o fracasso. Vejo agora quantas esperanças e expectativas são depositadas na maternidade e como uma perda pode deixar um enorme impotência e um vazio que nada nem ninguém pode preencher... nem mesmo uma nova maternidade!

Eu como mulher tenho agora a plena consciência do que é a maternidade, de todas as realidades e riscos inerentes a esta, e por todas estas razoes sei que um dia em que pense em ser mãe, vou viver toda esta fase da maternidade na sua plenitude. Tentar viver um dia de cada vez, amar o meu filho todos os minutos e todos os segundos que ele estiver no meu útero, porque caso alguma coisa corra mal eu pelo menos vou ter a certeza que valorizei todos os momentos e nunca me vou condenar por não o ter feito. Nós vivemos de recordações, tais como, da infância, da adolescência, recordações de uma vida adulta... porque razão não vou querer recordações do meu bebe? mas se isto algum dia aconteceu... sei que vou contar com o apoio desta associação que de uma forma “heróica” consegue atenuar a dor... fazendo acreditar que a vida continua !

Como tudo na vida este estágio chegou ao fim, sinto crescer em mim um vazio e uma necessidade de preencher a minha vida com o mesmo que este estagio me proporcionou, trabalho, sentimento de realização e o sorriso inesquecível de pessoas que passaram por tanto e que finalmente vêem a ”luz ao fundo do túnel “ ...

Um abraço de esperança para todas.

Cátia Proença"

Sandra Cunha

Presidente da APA e Psicóloga
TLM: 96 951 8222
Email: sandra.artemis@iol.pt
psic.artemis
Artemisa Ouro
Artemisa Ouro

Feminino
Número de Mensagens : 636
Emprego/lazer : Psicóloga
Reputação : 4
Pontos : 3878

Ver perfil do usuário http://sandracunhapsicologa.blogs.sapo.pt/

Re: Relexão pessoal da Estagiária Catia Proença

Mensagem  Manuela Pontes em Qui Fev 14, 2008 4:19 pm

Cátia parabéns pela chegada à meta - o fim do estágio é, entre outras coisas, a dura prova que sabemos que temos de vencer com trabalho e preserverança. Acredito honestamente que tenhas crescido como mulher e como pessoa que daqui a alguns meses te tornará numa técnica de saúde ligada à área da psicologia. Deves ter percebido, nestes curtos meses, como esta realidade é duramente menosprezada e fustigada, quase levianamente, por muitos profissionais - médicos, enfermeiros e psicólogos.
A ignorância que envolve esta realidade ainda é enorme e permite que muitas pessoas usem mal as armas com que foram treinadas para "curar".

Espero que o teu futuro seja sublinhado por tudo que ouviste, por tudo que viste e sentiste em Seres Humanos, que apenas querem o sonho da Maternidade. Espero que esta realidade te faça crescer por dentro, com a mesma força que eu cresci e espero continuar a crescer. Nem sempre a teoria, como disseste e bem, se aplica à prática, assim como nem sempre a prática é a mais correcta, no entanto, se recordares que à tua frente terás sempre um ser humano, cheio de sonhos, expectativas, esperanças serás sábia em todas as decisões que daí venhas a optar.
Muitas felicidades

Manuela Pontes
Artemisa Platina
Artemisa Platina

Feminino
Número de Mensagens : 2254
Emprego/lazer : Professora/Escritora
Reputação : 22
Pontos : 4111

Ver perfil do usuário http://www.pactodesilencio.zip.net

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares