Projecto Artémis® - Forum


Participe do fórum, é rápido e fácil

Projecto Artémis® - Forum
Projecto Artémis® - Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Testemunho sobre a perda gestacional

3 participantes

Ir para baixo

Testemunho sobre a perda gestacional Empty Testemunho sobre a perda gestacional

Mensagem  Artémis Online Seg Out 16, 2017 8:43 pm

Achei este texto extraordinário e decidi partilha-lo... poderia muito bem ser escrito por QUALQUER UMA DE NÓS...

Por Joana Pinho:

Fazer o luto do bebé que não nasceu

Hoje é dia 15!
15 de Outubro!
Em muitos países este dia é reconhecido como Dia Nacional de Consciencialização para a Perda Gestacional!

Em Portugal a história é outra!

A Associação Projecto Artemis criou uma petição (que eu assinei) para que este dia também fosse reconhecido em Portugal. E assim se fizeram ouvir as vozes de todas as mães, num debate no parlamento, cheio de aplausos e palavras bonitas de todos os partidos políticos. Mas ficou por aí... Até hoje (quase um ano depois) continuamos à espera!

Mais do que termos um dia dedicado a nós, que já sentimos, e iremos sentir para o resto da vida, esta dor, o que pedimos é que sejam criadas condições para podermos viver o nosso luto com a mesma dignidade de qualquer outra pessoa que perde um ente querido! Com a diferença de que a pessoa que perdemos, apenas viveu dentro de nós!

Há milhares de mulheres a passarem por esta dura realidade! Todos os dias uma mulher, algures, perde um filho.

"Algures" é um sitio que não podemos escolher... porque se pudéssemos, fugiríamos de alguns hospitais!

Nem todos os hospitais estão preparados para nos receber!

Parece incrível, não é? Em pleno século XXI, num país dito evoluído ainda se junta uma mãe que acabou de perder o seu bebé no mesmo quarto em que outra mãe embala o filho recém-nascido!

Num hospital dotado de equipamentos de alta tecnologia, ainda conseguimos encontrar pedras vestidas com uma bata com o titulo de doutores, mas que nos conseguem dizer com a maior frieza que "um coração que não bate é um coração que está morto"

Foi com esta frase, que em 2012, descobri que o meu bebe me ia ser retirado.
Lembro-me como se fosse hoje. Estava sozinha, com um monstro que se dizia médica, que me fez uma ecografia em segundos, disse que a gravidez ficava por ali, mandou-me limpar a barriga e ir ter com ela ao gabinete... Mudou o turno e, felizmente, não me voltei a cruzar com ela.

Fui colocada num quarto à parte, só para mim e para o meu marido e tirando aquela pedra com pernas fui bem tratada. Dois dias depois cheguei a casa de ventre plano e braços vazios. Meia dúzia de chamadas de pessoas que sabiam o que se estava a passar, com as mesmas frases feitas.

As pessoas não sabem o que dizem!

Pesquisei muito, li bastante e percebi que a perda gestacional é de facto um assunto tabu. Quando não sabemos falar sobre um assunto, fugimos dele. É mais fácil ignorar e fazer de conta que já passou!

Também há aquelas pessoas que não nos ignoram, mas têm uma ignorância tão grande nas suas cabeças que mais valia estarem calados.
"Podia ser pior, podias ter um cancro ou podia o bebe ser deficiente!" - Eu acabei de perder um filho, certo?! "Logo arranjas outro" - e até lá faço o quê a este vazio que sinto?! "Já passou tanto tempo, para quê continuar a pensar nisso?" - Quando uma pessoa morre tu fazes um reset na tua memória e nunca mais pensas nela?! "Não chegou a nascer, não existiu" - E o tempo que viveu dentro de mim, e as expectativas que se criaram, os planos que se delinearam e as compras que se fizeram? O meu bebé existiu sim, tinha cabeça, pernas, braços, mãos e pés... apenas não teve um coração suficientemente forte!
É ridículo que a nossa volta, a maioria das pessoas não saiba falar sobre o aborto! E por isso é que as nossas histórias devem ser partilhadas, para que quem está de fora se ponha um pouco na nossa pele e aprenda a lidar com assunto que apesar de ser melindroso não deve ser um tabu!

É muito comum acontecer!

São os próprios médicos a dizerem isto, e por isso quando uma mulher passa pelo seu primeiro aborto é desvalorizado. Em Portugal, os estudos genéticos são feitos apenas quando a mulher passa pelo terceiro aborto consecutivo! Só aí é que tem direito a que o nosso SNS investigue o seu caso e lhe dê a resposta que mais precisa: Porque é que isto aconteceu?

Claro que é possível fazer estudos genéticos fora do SNS, mas quantas são as mulheres a ter capacidade económica para o fazer??


No meu caso teria sido bom se, naquela altura, tivessem descoberto a razão da minha perda.
Em vez disso, nos primeiros dias de 2017, numa ecografia de final de trimestre de uma terceira gravidez, descobri que, mais uma vez, o meu bebé estava morto!

Mais um aborto!
A médica ainda não tinha dito nada, mas uma mulher ao final de três gravidezes já é uma expert em ecografias e assim que vi o meu bebe percebi. A médica olhou-me nos olhos e disse-me "A Joana já percebeu, não já?"

Chorei, minto...GRITEI! Mas desta vez a bata branca pertencia a uma doutora que mais do que médica era uma verdadeira mulher. Abraçou-me e beijou-me!
Mandou-me para casa, de nada valia ir para o hospital nessa noite e prometeu encontrar-se comigo no hospital no dia seguinte.

Quando cheguei a casa, sozinha no WC, atirei-me para chão gelado, queria sentir o frio para não sentir tanto a minha dor! Queria que o chão me engolisse e me levasse! Não queria comer, o meu organismo ainda não tinha percebido que a gravidez ficara por ali, as nauzeas e vómitos permaneciam, a barriga ainda existia!

Cada hospital tem uma realidade diferente.

No dia seguinte lá fui ter ao hospital como combinado. Desta vez com uma médica espetacular, mas num hospital tão diferente!

Não tive um quarto só para mim. As enfermeiras "obrigaram-me" a caminhar, para que a indução do "parto" funcionasse mais rapidamente.

Pelos corredores da urgência obstétrica caminhavam outras mulheres que estavam prestes a ter os seus bebes nos braços. Nessa zona não era permitida a entrada do meu marido. Ainda assim, disse à enfermeira que o queria comigo e ela disse-me que o "único sitio onde os pais podiam andar era no corredor do bloco de partos..."

Estão a imaginar? A minha escolha era caminhar com outras grávidas prestes a terem os seus filhos ou caminhar com o meu marido no corredor do bloco de partos onde podia ouvir o primeiro choro dos seus bebes!

Escolhi o bloco de partos, eu lido bem com a felicidade dos outros e para mim era mais importante ter o meu marido comigo. Se haviam ali crianças a nascer, só lhes podia desejar o melhor!

Ao fim de dois dias a caminhar naquele corredor o meu "parto" não aconteceu. Para o meu corpo eu ainda estava grávida e por isso a expulsão do bebe não se deu naturalmente.

Fui para o bloco operatório, onde encontrei uma equipa que não consigo descrever em palavras. Fizeram a proeza de me fazer rir num momento tão difícil. Ainda antes de adormecer com a anestesia ouvi o médico dizer "Por favor, esta rapariga é para internar no piso de ginecologia!"

Não aconteceu! Fui internada na maternidade porque na ginecologia não haviam camas disponíveis! Passei a noite a ouvir bebes a chorar e a abafar o meu próprio choro!

Foi um processo extremamente doloroso, pela dor física mas também porque a dor emocional é demasiado solitária. Ninguém sente por nós! Ninguém! O pai também sofre mas não é na mesma proporção.

Foi o nosso corpo que mudou, que nos trouxe os sintomas da gravidez para nos lembrar todos os dias que aquele bebé está dentro de nós.Por isso quando o arrancam à força fica o vazio, que também se sente todos os dias!

A vida vai andando, mas uma parte de nós fica pelo caminho... Podemos voltar a sorrir, mas não com a mesma espontaneidade. Tornei-me numa pessoa mais fria e desligada, não só pelas minhas perdas, mas também por perceber que as pessoas vivem focadas no seu próprio umbigo.
É fácil dizer "estou aqui para o que precisares" mas quando estamos sozinhas em casa, quem se vai lembrar de nos levar para beber um café ou simplesmente sentar-se no sofá connosco e ouvir a nossa dor?

Por isso é que precisamos que seja criado o dia de consciencialização da perda gestacional, para que todos saibam lidar com esta situação. E quando falo de todos, não falo só dos pais que perderam os seus filhos, falo dos familiares que precisam de saber dar apoio, dos amigos que precisam de aprender a dar mais abraços e do governo que precisa de mudar algumas leis!

Em Portugal, as leis não permitem que os pais façam luto após um aborto!

Para o nosso país, em termos de dados estatísticos, grande parte destes bebes que se perdem diariamente não existem porque até às 25 semanas, estas perdas gestacionais não são reportadas.
No entanto estima-se que, entre o primeiro e terceiro mês de gestação, morram por ano, em Portugal, 400 bebés!!

Se considerarmos que às 12 semanas os bebés já estão completamente formados (os meus dois estavam) porque é que, oficialmente, não existem??

E se isto é um processo demasiado doloroso porque é que os hospitais não estão devidamente preparados para apoiar estes pais? Em dois internamentos que tive, em nenhum, tive direito a acompanhamento psicológico, estranho não é?

Mas há pior... muito pior! Ás 20 semanas a gravidez já está a meio, não há dúvidas que existe um bebé, mas se por infelicidade ele morrer, a mãe que vai ter de passar pelas dores de um parto normal, não pode registar o seu filho nem pode fazer o seu funeral!

Em Portugal, só se registam bebés que nasçam (vivos ou mortos) apartir da 25ª semana de gestação! E só esses têm direito a um funeral!

O que é que acontece aos outros? Os corpos dos bebes com menos de 25 semanas são aproveitados para estudos clínicos e depois são incenerados!! E não vale a pena dizerem que são cremados porque na cremação a família fica com as cinzas o que não é o caso. A realidade nua e crua é que são incenerados e vão para o lixo!! É este o respeito que se tem por estes bebes e estes pais!!

Por isso é que, cada vez mais precisamos de ser ouvidos! Ainda há muita gente que esconde que passou por um aborto mas... BASTA! Os nossos bebés existiram e nós sofremos! Não vou guardar em segredo a minha dor só porque os outros se podem sentir desconfortáveis com isso!

Eu tenho orgulho em dizer que tenho 3 filhos, uma menina linda que vive todos os dias de mão dada comigo e outros dois que estão há distância de um céu! E acreditem... não amo menos a minha filha por continuar a amar os que partiram!

Eu sei o motivo pelo qual perdi os meus bebés e isso ajuda a apaziguar o meu coração mas não deixa de doer!


Se vou alguma vez superar esta dor? Não! Limito-me a aceitá-la e entende-la! Faz parte de mim, da minha história!

Artémis Online
Artemisa Diamante
Artemisa Diamante

Feminino
Número de Mensagens : 1330
Idade : 33
Localização : Braga
Data de inscrição : 11/10/2011
Reputação : 37
Pontos : 6064

https://www.facebook.com/associacaoartemis

filipaacfonseca gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Testemunho sobre a perda gestacional Empty Re: Testemunho sobre a perda gestacional

Mensagem  Brites Ter Out 17, 2017 9:19 pm

Obrigada pela partilha.
Podia mesmo ser o texto de qualquer uma de nós.

Brites
Artemisa Ouro
Artemisa Ouro

Feminino
Número de Mensagens : 998
Idade : 43
Localização : Sintra
Data de inscrição : 09/06/2010
Reputação : 27
Pontos : 6061

Ir para o topo Ir para baixo

Testemunho sobre a perda gestacional Empty Re: Testemunho sobre a perda gestacional

Mensagem  Vanessa Simões Qua Out 18, 2017 6:17 am

Identifico-me muito com o texto...
Obrigado

Vanessa Simões
Artemisa Nova
Artemisa Nova

Masculino
Número de Mensagens : 15
Idade : 39
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 12/10/2017
Reputação : 1
Pontos : 2380

Ir para o topo Ir para baixo

Testemunho sobre a perda gestacional Empty Re: Testemunho sobre a perda gestacional

Mensagem  Artémis Online Qui Out 19, 2017 10:54 pm

é mesmo... todas falamos a mesma lingua... uma dor tão nossa... tão incompreendida

Artémis Online
Artemisa Diamante
Artemisa Diamante

Feminino
Número de Mensagens : 1330
Idade : 33
Localização : Braga
Data de inscrição : 11/10/2011
Reputação : 37
Pontos : 6064

https://www.facebook.com/associacaoartemis

Ir para o topo Ir para baixo

Testemunho sobre a perda gestacional Empty Re: Testemunho sobre a perda gestacional

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos