Projecto Artémis ® - Forum

Liderança

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Liderança

Mensagem  Convidado em Qua Jun 18, 2008 5:57 pm

Uma das conferências no Google que vi foi realizada com Srikumar Rao, autor do livro "Are You Ready to Succeed? Unconventional Strategies to Achieving Personal Mastery in Business and Life". Achei interessante e decidi escrever algumas reflexões livres acerca do que foi dito. Poderão no entanto ver toda a conferência no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=u20vVbhpM50

Acho importante a questão da liderança, não só num contexto empresarial, familiar ou de outros grupos, mas também no que diz respeito à liderança pessoal, sermos capazes de assumir um caminho e de adoptarmos a mudança para a nossa vida.

Nunca é tarde para mudar/recomeçar. O modo como orientámos a nossa vida deve ser encarado como uma viagem, onde devemos escolher seguir por onde nos sentimos melhor. Tirar partido daquilo que nos rodeia e estarmos rodeados daqueles que gostámos e nos fazem sentir bem.

Qualquer momento é sempre ideal para viajar. Traçar um destino (um objectivo de vida) e lutar por ele. Não é preciso provocar uma revolução já hoje, programe-se esse objectivo como algo a fazer, por exemplo, até ao final do ano. Entretanto devemos dar pequenos passos até esse dia chegar. Quando virmos que tudo correu bem, estaremos mais fortes para traçar nova meta.

No nosso dia-a-dia gastámos imenso tempo a dialogar com o nós mesmos, desde que acordámos até à hora em que vamos dormir, como se um diálogo constante se processasse dentro da nossa cabeça. É a partir deste diálogo "interior" que agimos/criámos.... Criámos modelos mentais sobre a nossa vida e agimos em conformidade com eles. Muitas vezes o mundo passa a ser aquilo que acreditámos sem no entanto significar que se trata de uma realidade definitiva. Se achámos que não somos capazes de algo, o mais certo é mesmo não sermos capazes, isto porque construímos e alimentámos este modelo mental.

Por exemplo, descreva-se algo que nos faz sofrer. Estamos a descrever a forma como percepcionámos determinada "realidade". De seguida pensemos nesse modelo descrito (escrito) imaginando um outro alternativo e melhorado. Passemos a agir em conformidade com o modelo novo, algo em que acreditámos. Acabaremos por conseguir mudar o primeiro modelo em favor do segundo? Para Srikumar, sim!

Existem coisas que nos limitam (ponto). Existem porém outras que são limitadas porque assim estabelecemos no nosso diálogo interior (não consigo, nunca vai acontecer, ele pensa assim, eu sou assim...).

Quando decidimos seguir um modelo que nos pode fazer feliz, a caminhada deve ser com pequenos passos sendo que há aqui algo importante que deve ser adoptado: a importância de celebrar. É importante celebrar cada pequena coisa alcançada, cimentar esses passos estando com amigos, conversar com alguém sobre algo de bom que aconteceu, escrever num papel o que se conseguiu etc... Marcar as etapas conquistadas, não deixar à mercê da memória, já que esta rapidamente abraça o esquecimento. Celebrar as coisas boas.

Durante uma fase de sofrimento muitas vezes ficámos rodeados de pensamentos negativos que nos assolam o diálogo interior. Dias em que vivemos "centrados no Eu" e é importante conseguirmos saltar fora deste ciclo. Orientar os nossos actos para aquilo que nos rodeia, para a comunidade/socieadade. Ajudar pessoas com os mesmos problemas, escrever sobre isso, deixarmos que a felicidade venha até nós. Acabaremos por encontrar alguém que nos valoriza, que nos ama, pessoas que se preocupam connosco etc. Ou então simplesmente alguém que nos agradece por algo... o que já é muito bom.

Como já se escreveu neste fórum, é mais psicologia positiva :p, mas acho que ainda há espaço para mais um bocadinho :p .

Convidado
Convidado

Re: Liderança

Mensagem  Convidado em Qua Jun 18, 2008 7:08 pm

Como já se escreveu neste fórum, é mais psicologia positiva
Por acaso até fui eu pirat Mas é a verdade, "O Segredo" tem Psicologia Positiva nas suas linhas. Se isso tem conotação negativa? Claro que não... É uma linha de pensamento como outra qualquer! Um outro livro que achei bastante engraçado e promove o aumento da auto-estima (já que estamos a falar de livros dirigidos à pessoa) é "Descubra a Cabra Secreta que há em si". Conhecem? É engraçadíssimo e ensina a dizer não às pessoas, é tão giro!
Nas suas reflexões sobre a conferência, achei que a importância do celebrar é tão grande e, pelo contrário, tão pouco utilizada no quotidiano das pessoas... Gostei mesmo do que escreveu, são aspectos importantes para a saúde mental. E por achar que é um aspecto tão importante e tão esquecido, vou citar. Assim ganha ainda mais destaque dentro da caixinha cor-de-rosa que vou tentar fazer com que apareça!

É importante celebrar cada pequena coisa alcançada, cimentar esses
passos estando com amigos, conversar com alguém sobre algo de bom que
aconteceu, escrever num papel o que se conseguiu etc... Marcar as
etapas conquistadas, não deixar à mercê da memória, já que esta
rapidamente abraça o esquecimento. Celebrar as coisas boas.

Convidado
Convidado

Mensagem  Convidado em Sex Jun 20, 2008 12:42 pm

Tratem-me por "tu" (pleeeease). Eu não sou da área da Psicologia mas percebo quando a Margarida fala em relação a essa linha de pensamento da psicologia positiva. É uma área que realmente "vende" e a visibilidade que teve um livro como "O Segredo" é só um de muitos casos.... Claro que existem exemplos que não são assim tão relevantes quanto isso, sem alcance empírico etc. Tenho lido sobretudo sobre dois temas com algumas coisas interessantes pelo meio - fala-se muito do "Get things done" (David Allen tem um livro excelente sobre este tema), ajudar as pessoas a serem mais produtivas etc... e o tema "Viver Melhor" que são exemplo os sites Lifehacker e Zen Habits, no fundo é aconselhar nesse sentido de ter uma vida melhor... Enfim coisas.... Razz

Convidado
Convidado

Mensagem  Convidado em Sex Jun 20, 2008 1:39 pm

... E coisas interessantes, Pedro! (vamos lá então iniciar o tratamento por tu!)
Gostei muito desses temas, então o tal site Zen Habits... Logo à noite vou já espreitar! Soa tão bem Very Happy Ultimamente tenho vindo a interessar-me pela temática associada ao estado zen porque está agora a começar a importar-se para Portugal uma nova forma de psicoterapia: mindfulness. É super difícil de explicar num fórum ou por escrito. Confesso que levei um certo tempo e alguma (muito pouca) literatura para perceber melhor. Portanto a temática do viver melhor e de ideologias budistas na vida ocidental estão cada vez mais a ser aproveitadas para a Psicologia, o teu tema de eleição é bastante actual a todos os níveis! Smile Já leste "O Monge que vendeu o seu Ferrari" (Robin Sharma)? É um livro muito porreiro. Não é um banho de psicologia positiva, mas passa ideias boas de uma forma muito engraçada. Lê-se bem!
Bela discussão que para aqui inicíamos Wink

Convidado
Convidado

Mensagem  Manuela Pontes em Sex Jun 20, 2008 2:17 pm

Eu li há muitos anos o "Poder do Subconsciente" não faço ideia quem será o autor, mas hoje já vi muitas versões desta obra.
É um livro muito bom também associado à psicologia positiva, aliás acabei de comprar um outro muito idêntico: "A Chave", estou à espera de terminar o "Mentes Enterlaçadas" para pegar nele.
Desde que li o "Poder do Subconsciente" fiquei apaixonada pela capacidade de transformação que o ser huamna guarda dentro de si. Lembro-me na altura de ter seguido alguns conselhos desse autor e de resultarem de forma evidente.
Hoje considero-me um pouco o reflexo do que aprendi nesse livro e sim, concordo contigo Margarida, cada vez mais a orientação Budista começa a estar presente na nossa sociedade.
Ainda preciso de encontrar muito equilíbrio interior, mas sou amante de todas estas literaturas, porque aprendo com elas, apesar da literatura de ficção encerrar histórias e aprendizados.

Manuela Pontes
Artemisa Platina
Artemisa Platina

Feminino
Número de Mensagens : 2254
Emprego/lazer : Professora/Escritora
Reputação : 22
Pontos : 4113

Ver perfil do usuário http://www.pactodesilencio.zip.net

Mensagem  Convidado em Seg Jun 23, 2008 2:30 pm

Margarida escreveu:... E coisas interessantes, Pedro! (vamos lá então iniciar o tratamento por tu!)
Gostei muito desses temas, então o tal site Zen Habits... Logo à noite vou já espreitar! Soa tão bem Very Happy Ultimamente tenho vindo a interessar-me pela temática associada ao estado zen porque está agora a começar a importar-se para Portugal uma nova forma de psicoterapia: mindfulness. É super difícil de explicar num fórum ou por escrito. Confesso que levei um certo tempo e alguma (muito pouca) literatura para perceber melhor. Portanto a temática do viver melhor e de ideologias budistas na vida ocidental estão cada vez mais a ser aproveitadas para a Psicologia, o teu tema de eleição é bastante actual a todos os níveis! Smile Já leste "O Monge que vendeu o seu Ferrari" (Robin Sharma)? É um livro muito porreiro. Não é um banho de psicologia positiva, mas passa ideias boas de uma forma muito engraçada. Lê-se bem!
Bela discussão que para aqui inicíamos Wink

Parece interessante essa nova forma de psicoterapia "mindfulness". Srikumar Rao parte de um estudo profundo de várias religiões etc (budismo incluído). e a partir daí estruturou o seu pensamento direccionado para várias formas de sermos felizes. Não conheço esse livro do Robin Sharma mas espero encontrar porque fiquei curioso...

Aqui fica mais um site no que diz respeito à temática - Felicidade, Criatividade etc. http://thinksimplenow.com/

Convidado
Convidado

Mensagem  Convidado em Seg Jun 23, 2008 2:37 pm

Manu escreveu:Eu li há muitos anos o "Poder do Subconsciente" não faço ideia quem será o autor, mas hoje já vi muitas versões desta obra.
É um livro muito bom também associado à psicologia positiva, aliás acabei de comprar um outro muito idêntico: "A Chave", estou à espera de terminar o "Mentes Enterlaçadas" para pegar nele.
Desde que li o "Poder do Subconsciente" fiquei apaixonada pela capacidade de transformação que o ser huamna guarda dentro de si. Lembro-me na altura de ter seguido alguns conselhos desse autor e de resultarem de forma evidente.
Hoje considero-me um pouco o reflexo do que aprendi nesse livro e sim, concordo contigo Margarida, cada vez mais a orientação Budista começa a estar presente na nossa sociedade.
Ainda preciso de encontrar muito equilíbrio interior, mas sou amante de todas estas literaturas, porque aprendo com elas, apesar da literatura de ficção encerrar histórias e aprendizados.

Também gosto de ler sobre a capacidade que o ser humano tem de provocar a mudança... a forma como podemos ser inspirados e motivados conseguindo daí "extrair" coisas que nunca pensávamos atingir.

Convidado
Convidado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: